Jumpstyle


O Jumpstyle é um estilo de dança originado do gênero musical Hardstyle. Sua origem é incerta quanto a data, porém é considerado uma dança de rua, conforme os demais estilos de Hardance. Estima-se que o gênero começou na Holanda, na Bélgica, na Alemanha e na parte norte da França.
O estilo musical se originou do Hardcore e do Hardstyle. Caracterizado por ter batidas bem ritmadas (algumas músicas chegam até 280 bpm) e fortes sons graves. Porém não é considerado como uma característica universal, há músicas, por exemplo, em que há longos períodos de melodia acessória às batidas graves e pequenos solos.
Os dançarinos ou praticantes de Jumpstyle são os jumpers.
Ganhou fama em 1997 espalhando-se por toda Europa. Foi daí que surgiram DJs como Scooter e Coone. Essa atenção levou com que alguns DJs remixassem hits de outros gêneros, tais como o pop, o rock e o house. Só foi reconhecido mundialmente em 2005 com o advento da internet. Logo em seguida começaram a aparecer diferentes estilos da dança, são eles: Freejump, Sidejump, Ownstyle e Hardjump. Os estilos clássicos são: Oldschool e Duojump.
O Oldschool é caracterizado por possuir uma sequencia bem delimitada de movimentos, não havendo muitas variações e tricks, portanto, também movimentos simples.
O Duojump sempre esteve presente, desde o surgimento do Jumpstyle até os dias atuais. É caracterizado por dois ou mais integrantes dançarem simultaneamente a mesma música com os mesmos movimentos. É o gênero mais abrangente, permitindo a mescla das diferentes variações de Jumpstyle, seja o Oldschool ou seja o Hardjump. Ganhou mais atenção dos grupos de dança por permitir uma maior flexibilidade quanto aos movimentos, estilos aderidos e uma maior integração entre os integrantes do grupo. Pode-se observar que certos grupos adotam solos nesse estilo, permanecendo o resto do grupo parado ou fazendo um pequeno solo de acompanhamento do oldschool.
O Hardjump é um estilo bem recente. Fortemente marcado por rápidos movimentos e batidas ritimadas (músicas com 280 bpm). Pode-se haver ou não tricks durante a dança, mas é mais evasivo seu uso, devido a velocidade da dança.
O Ownstyle não possui uma característica que o defina corretamente. Na verdade é o próprio jumper que desenvolve esse estilo (Ownstyle do inglês significa “estilo único”). Dentre todos os estilos é o mais flexível quanto as passadas, o ritmo e todos os aspectos da dança.
O Sidejump é o estilo mais utilizado atualmente. Possui ritmo que não cansa tanto o jumper, há a utilização de tricks de modo moderado, utilização de sequencias simples e breves ou longas e complexas. Há diversas músicas de Sidejump, suas batidas apresentam momentos de solos e sequencias padrões da dança. Dentre todos os estilos é o que mais apresenta divergência quanto ao ritmo, podendo haver músicas com 230 bpm ou músicas com 250 bpm.
O Freejump é o estilo que mais se distanciou de suas origens. Há bastante sequencias de solos com o uso abusivo de tricks, praticamente não se nota sequencias básicas de jump.
Atualmente deixou de ser o gênero mais utilizado pelos jumpers por ser alvo de “modinha”, assim como acontece com o shuffle com o aparecimento do LMFAO.

Fonte: rejump com modificações

Ownstyle



Hardjump



Grupo



Freestyle jump



SideJump



Oldschool



é um que gosto muito pessoalmente




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting