Melbourne Shuffle




Melbourne Shuffle é um estilo de dança de Música Eletrônica, originado em meados de 1980 na cena Rave e Underground de Melbourne, Australia, e inspirada na cena Rave inglesa. Mundialmente conhecida e respeitada, é uma das danças eletrônicas mais ricas em cultura e diversidade de passos.
História
A dança começou a dar seus primeiros passos entre os meados e final da década de 80. Não se sabe a data específica, mas
muitos afirmam que foi entre 1985~1989. Começou a ser dançada nas festas Rave e em clubes do subúrbio da cidade de Melbourne, na Austrália, e com a divulgação que teve, mesmo sendo uma dança extremamente Underground na época, não demorou muito para a dança começar a ser praticada em Kuala Lumpur, capital da Malásia, por meio de estudantes malaios que foram estudar em Melbourne, viram a dança nas Raves, aprenderam e levaram-na à Malásia. Por conta disso, tanto a dança como o estilo de músicas e cultura Raver começaram lá. Não se sabe quando foi isso.
Nessa época, a dança ainda não tinha um nome definitivo, mas era chamada de Rocking ou Stomping e aos dançarinos, foram dadas as denominações Rocker ou Stomper. Já os turistas, começaram a chamar de Shuffle (pode signficar misturar, ser evasivo ou pôr em confusão em inglês. Não há um significado dado como correto pelo fato do verbo Shuffleser um substantivo nesse caso).
Dança
O passo principal da dança é o T-Shuffle, um passo originado com base no Sapateado Irlandês. O movimento de girar o pé é chamado de Twist.
A dança também possui o passo Running Man, ou apenas RM, criado nos anos 80, com bases no Jazz Moderno, muito famoso por ter sido usado em clipes de artistas como MC Hammer, Vanilla Ice e Technotronic. Devido a esses artistas, a dança também é conhecida como The Hammer ou Vanilla Ice. Com o tempo, o Running Man ganhou mais importância dentro da dança, por caracterizar melhor o estilo de um Shuffler, além de dar mais estabilidade que somente o T-Shuffle e causar um impacto visual maior aos espectadores, mas não se tranformou no passo principal. Vale lembrar também que se alguém utiliza somente oRunning Man, ele não está dançando Melbourne Shuffle e também que pode se dançar sem utilizar esse passo. O movimento de saltar ou dar um pulinho é chamado de Hop. O Twist e o Hop dão origem a maioria das variações de passos no Melbourne Shuffle.
Os braços (Handmoves) compõem maior parte do estilo de um Shuffler. Mesmo muitos não os utilizando e considerando-os inúteis, ele é uma das peças fundamentais de um estilo.
Dentro da cultura encontram-se muitos elementos únicos. Um deles são as Phat pants ou Phatties.
Na decada de 80 e 90, calças pantalonas e macacões com suspensórios eram moda. Por essa razão, as Phat Pants possuem bocas largas e suspensórios caídos. Existem teorias de que elas tenham parte de sua influencia devido à cultura Cybergoth, outra cultura Raver, muito presente nas Raves européias e australianas, mas nada de conciso sobre isso existe. Esta cultura teria influenciado nos desenhos e no uso de refletivos nas Phatties.
Sabe-se que, devido ao clima de Melbourne (~15ºC no inverno e ~40ºC no verão), o design de calças estilo pantalona que as Phats Pants possuem, era, ao mesmo tempo, agradável, chamativo e confortável ao Shuffler, mesmo com as piores condições de temperatura.
O termo Phat, na gíria inglesa significa algo ótimo, superbo, etc.
Elas, teoricamente, não ajudam um Shuffler a melhorar o seu estilo, mas dão uma noção maior de locomoção no solo (dependendo do tamanho da boca da calça e do estilo da pessoa), escondem certos erros em alguns passos e, se possuírem fitas refletivas, brilham quando há luz.
Os materiais refletivos (PVC refletivo) são usados para refletirem as luzes e lasers das Raves, dando assim, maior ilusão e psicodelia à dança e às calças. Quando uma Phat não possui refletivos ela é chamada de Plain Phat.
As primeiras Phats eram confeccionadas com materiais recicláveis, e, em sua maioria, tinham apenas listras, e quem tinha, gastava muito pouco pelos materiais ou, literalmente, catava do lixo. Em raras ocasiões, tinham materiais refletivos.
As primeiras lojas a venderem artigos de Rave Gear (termo usado para caracterizar qualquer roupa/acessório de um Raver) apenas começaram a aparecer nos anos 2000.
Como cultura Rave, Melbourne Shuffle é diretamente ligada à Música Eletrônica. Os primeiros Shufflers dançavam com músicas mais cruas e rápidas, tais como Acid House,Techno e Hard Trance.
Algumas boates se destacam dentro da cena, tais como a Pure Hard Dance (PHD), na Austrália, famosa por ser ponto de encontro de Shufflers e amantes dos estilos Hardstylee Hard Trance em Melbourne. Elas ganharam fama mundial por conta de seus produtos, principalmente casacos, que são usados nos vídeos dos Shufflers.
Entretanto, como muitos Shufflers atuais veem no YouTube vídeos onde somente Hardstyle e Hard Trance são a trilha sonora, eles creem que só se possa dançar com esses estilos, porém isso é um equívoco. Se o dançarino conseguir acompanhar as batidas, ele pode dançar com qualquer estilo de música eletrônica que lhe desejar, o importante é ele se sentir bem ao dançar.

Fonte: Wikipedia





0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting